Avaliação de Ativos
O valor de mercado de um ativo é alterado ao longo do tempo e sem avaliações frequentes as empresas desconhecem o retorno do capital investido. Essa avaliação se divide em Ativos Tangíveis e Ativos Intangíveis. Em várias situações esse serviço é de fundamental importância, tais como:
- Reavaliação de Ativos Imobilizados
- Ocorrência de vendas, fusões, cisões, aquisições e joint-ventures
- Avaliações para suporte de reestruturação societária (Lei das S/A)
- Apresentação de garantias para obtenção de financiamentos
- Seguros de bens patrimoniais
- Impugnação de valor venal – IPTU
- Realização de incorporações
- Para capitalização de Fundos de Previdência
BENEFÍCIOS
O Conhecimento do valor justo de mercado de um ativo é fundamental para seu melhor aproveitamento.
Na maioria das empresas, a parte maior do Patrimônio corresponde ao imobilizado e geralmente a administração do patrimônio é tratada como uma questão meramente contábil. Por vários fatores o valor justo de mercado de um ativo é alterado ao longo do tempo e as empresas perdem a noção exata do retorno do seu investimento.
Decisões Gerenciais mais seguras
A ausência deste conhecimento impede que as decisões gerenciais sejam tomadas com base em dados seguros, e principalmente em casos de venda ou aluguel impede que a empresa negocie o ativo em condições que lhe seriam favoráveis.
Redução de custos
Ter conhecimento dos valores de mercado também permite a redução de custos em contratações de seguros, concedendo também maior segurança à apólice.
Registro do Patrimônio
As empresas de capital aberto devem registrar seu patrimônio a valores de mercado, segundo exigência da CVM. A avaliação constante destes ativos, portanto, se faz necessária para um registro correto de seus valores levando em conta a realidade do mercado.
TIPOS DE AVALIAÇÃO
- Imóveis comerciais, residenciais e rurais tais como prédios, casas, apartamentos, lojas e sobrelojas, glebas, terrenos, fazendas, etc
- Empreendimentos imobiliários: hotéis, parques temáticos, shopping centers, supermercados, hospitais, business centers.
- Empreendimentos de base industrial: complexos industriais tais como frigoríficos, agroindústrias, refinarias, estaleiros e industrias de transformação.
- Empreendimentos especiais: jazidas minerais
- Máquinas e equipamentos
- Móveis e utensílios
- Veículos, aeronaves e embarcações
ATIVOS INTANGÍVEIS
Para avaliação de Ativos Intangíveis de uma empresa, diversas metodologias podem ser utilizadas.
Quando se pode separar um determinado ativo de uma empresa, e vendê-lo em um mercado ativo e eficiente (regulado, com muito compradores e muitos vendedores sem que apenas um individualmente possa influenciar a formação dos preços), a metodologia mais correta para atribuição de valor a esse ativo é a sua comparação com ativos ao menos similares detidos por outras empresas e que tenham sido negociados entre partes independentes em um passado recente.
Naturalmente que devem ser ponderadas questões de porte e/ou de volume das operações realizadas por aquele ativo que foi vendido com o ativo que se pretende avaliar.
A situação anteriormente descrita somente pode ser praticada em casos muito específicos e, na maioria das vezes, quando se tem negociações freqüentes bem documentadas/informadas publicamente.
Na hipótese de o intangível não poder ser destacável da empresa ou de não possuir as características de mercado acima descritas, o método aplicável é denominado de Fluxo de Caixa Líquido Empresa – FCLE (diferente do Fluxo de Caixa Líquido dos Sócios – FCLS). De maneira concomitante se estará também calculando a chamada Projeção de Financiamento – PF (fluxo de recurso financeiro necessários para início e a continuidade das operações).
A partir desses dois cálculos, pode-se estabelecer o denominado Retorno Esperado–RE. O RE assim calculado será considerado “suficiente” quando for maior ou menor do que um alvo mínimo denominado Retorno Justo que, quando existem dívidas de longo prazo, é chamado na literatura de WACC(Weight Average Cost of Capital).
A partir desses cálculos, se estará comparando o FCLS com RE para se poder descrever a situação esperada onde o FCLS seja maior do que o RE, caracterizando esse valor a maior como sendo decorrente da existência de Ativo Intangível não contabilizado (normalmente marcas e/ou direitos comerciais conseguidos ao longo de diversos anos de atividades operacionais).
ETAPAS DO TRABALHO
