AVALIAÇÃO DE ATIVOS

 

O valor de mercado de um ativo é alterado ao longo do tempo e sem avaliações freqüentes as empresas desconhecem o retorno do capital investido.Essa avaliação se divide em ativos tangíveis e ativos intangíveis. Em várias situações esse serviço é de fundamental importância, tais como:


. Reavaliação de ativos imobilizados
. Ocorrência de vendas, fusões, cisões, aquisições e joint-ventures
. Avaliações para suporte de reestruturação societária (Lei das S/A)
. Apresentação de garantias para obtenção de financiamentos
. Seguros de bens patrimoniais
. Impugnação de valor venal – IPTU
. Realização de incorporações
. Para capitalização de Fundos de Previdência

 

Benefícios

O Conhecimento do valor justo de mercado de um ativo é fundamental para seu melhor aproveitamento.
Na maioria das empresas, a parte maior do Patrimônio corresponde ao imobilizado e geralmente a administração do patrimônio é tratada como uma questão meramente contábil. Por vários fatores o valor justo de mercado de um ativo é alterado ao longo do tempo e as empresas perdem a noção exata do retorno do seu investimento.

 

Decisões Gerenciais mais seguras
A ausência deste conhecimento impede que as decisões gerenciais sejam tomadas com base em dados seguros, e principalmente em casos de venda ou aluguel impede que a empresa negocie o ativo em condições que lhe seriam favoráveis.

 

Redução de custos
Ter conhecimento dos valores de mercado também permite a redução de custos em contratações de seguros, concedendo também maior segurança à apólice.

 

Registro do Patrimônio
As empresas de capital aberto devem registrar seu patrimônio a valores de mercado, segundo exigência da CVM. A avaliação constante destes ativos, portanto, se faz necessária para um registro correto de seus valores levando em conta a realidade do mercado.


Tipos de Avaliação

. Imóveis comerciais, residenciais e rurais tais como prédios, casas, apartamentos, lojas e sobrelojas, glebas, terrenos, fazendas, etc
. Empreendimentos imobiliários: hotéis, parques temáticos, shopping centers, supermercados, hospitais, business centers.
. Empreendimentos de base industrial: complexos industriais tais como frigoríficos, agroindústrias, refinarias, estaleiros e industrias de transformação.
. Empreendimentos especiais: jazidas minerais
. Máquinas e equipamentos
. Móveis e utensílios
. Veículos, aeronaves e embarcações

 

Ativos Intangíveis

Para avaliação de Ativos Intangíveis de uma empresa, diversas metodologias podem ser utilizadas.
Quando se pode separar um determinado ativo de uma empresa, e vendê-lo em um mercado ativo e eficiente (regulado, com muito compradores e muitos vendedores sem que apenas um individualmente possa influenciar a formação dos preços, a metodologia mais correta para atribuição de valor a esse ativo é a sua comparação com ativos ao menos similares detidos por outras empresas e que tenham sido negociados entre partes independentes em um passado recente.

Naturalmente que devem ser ponderadas questões de porte e/ou de volume das operações realizadas por aquele ativo que foi vendido com o ativo que se pretende avaliar.


A situação anteriormente descrita somente pode ser praticada em casos muito específicos e, na maioria das vezes, quando se tem negociações freqüentes bem documentadas/informadas publicamente.

 

Na hipótese de o intangível não poder ser destacável da empresa ou de não possuir as características de mercado acima descritas, o método aplicável é denominado de Fluxo de Caixa Líquido Empresa – FCLE (diferente do Fluxo de Caixa Líquido dos Sócios – FCLS). De maneira concomitante se estará também calculando a chamada Projeção de Financiamento – PF (fluxo de recurso financeiro necessários para início e a continuidade das operações).

 

A partir desses dois cálculos, pode-se estabelecer o denominado Retorno Esperado–RE. O RE assim calculado será considerado “suficiente” quando for maior ou menor do que um alvo mínimo denominado Retorno Justo que, quando existem dívidas de longo prazo, é chamado na literatura de WACC(Weight Average Cost of Capital).

 

A partir desses cálculos, se estará comparando o FCLS com RE para se poder descrever a situação esperada onde o FCLS seja maior do que o RE, caracterizando esse valor a maior como sendo decorrente da existência de Ativo Intangível não contabilizado (normalmente marcas e/ou direitos comerciais conseguidos ao longo de diversos anos de atividades operacionais) de um cálculo valor.

 

ETAPAS DO TRABALHO

 

etapas-do-trabalho